Rede Estendida - Sebrae

Nossa Rede

Conheça o Sebrae e nossa missão de apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios no estado do Tocantins.

Quem é o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, ou seja, fomos criados para apoiar e representar os interesses das pequenas empresas ou de quem deseja empreender. Nosso principal objetivo é ajudar e apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios no estado do Tocantins.

Por sermos uma entidade sem fins lucrativos, todo o recurso que recebemos é reinvestido em projetos, programas e ações que beneficiam os pequenos negócios.

O que fazemos?

Oferecemos orientação e capacitação para quem deseja abrir, diversificar ou ampliar uma empresa, além de desenvolver projetos e articular a criação de políticas públicas que favoreçam o crescimento dos pequenos negócios.

Como cumprir nosso PROPÓSITO?

Através de parcerias que visam ampliar o acesso dos pequenos negócios às soluções de gestão e empreendedorismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social na região.

Rede Estendida - Sebrae + Rede Estendida - Sebrae + Rede Estendida - Sebrae
Rede Estendida - Sebrae

Rede Estendida SEBRAE

A Rede Estendida do Sebrae é formada por parcerias estratégicas com instituições públicas, prefeituras, entidades privadas e representativas de classe, incluindo associações comerciais, câmaras de dirigentes lojistas, universidades, sindicatos, e organizações não governamentais. Essas parcerias são fundamentadas em ações práticas e convergentes, com o propósito de impulsionar o desenvolvimento dos territórios por meio do fortalecimento do empreendedorismo local.

O Sebrae, por sua vez, atua como parceiro estratégico, oferecendo suporte essencial por meio de um portfólio de soluções, sistemas de registro de interações, capacitações, além de programas de reconhecimento e valorização das equipes de atendimento da Rede.

A principal motivação do Sebrae ao fortalecer a Rede Estendida é torná-la dinâmica, eficiente e capaz de gerar resultados concretos, promovendo o desenvolvimento econômico e a geração de renda nos territórios em que atua.

Sala do Empreendedor

São espaços criados pelas Prefeituras Municipais para simplificar processos de abertura, regularização e baixa de empresas. Também oferecem serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).

O Sebrae Tocantins atua como parceiro estratégico, fortalecendo a cultura empreendedora. Inspirada na Lei Geral 123/2006, a Sala do Empreendedor é um ponto de referência para empresários locais, impulsionando a economia, gerando empregos e criando um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios.

Conheça o Manual de Implementação da Sala do Empreendedor

Quem é o Agente de Desenvolvimento?

É o profissional nomeado pela prefeitura, responsável por articular, planejar e executar ações voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao desenvolvimento local sustentável.

  • Planejar, executar e coordenar políticas da Lei Geral das MPE
  • Promover articulação e mobilização pelo desenvolvimento local
  • Organizar plano de trabalho para implantação da Lei Geral
  • Identificar e mobilizar lideranças públicas, privadas e comunitárias
  • Formar grupos de trabalho com representantes das instituições
  • Manter articulação entre lideranças para o desenvolvimento sustentável
Rede Estendida - Sebrae
Rede Estendida - Sebrae

Quem é o Agente de Atendimento?

É profissional indicado pelo parceiro (Prefeitura/Outro Parceiro) para atender e orientar empreendedores no município. Sua missão é oferecer suporte aos pequenos negócios ou a quem deseja empreender, facilitando o acesso a orientações, capacitações e outros serviços que impulsionam o desenvolvimento local.

Além de auxiliar na formalização e gestão empresarial, o agente é um ponto de apoio essencial, conectando os empresários a oportunidades e promovendo um ambiente de negócios mais competitivo e sustentável.

Para prestar um atendimento adequado aos pequenos negócios, o agente precisa adquirir o conhecimento necessário para desempenhar suas funções de forma eficiente.

Formação Básica para Rede de Atendimento

A formação básica da rede de atendimento é uma estratégia de alinhamento institucional daqueles que falam em nome do Sebrae. Essa trilha apresenta os temas fundamentais que fortalecem a marca e o relacionamento com o cliente.

Jornada de Atendimento MEI

A trilha visa facilitar a busca de informações sobre o MEI, melhorando o atendimento aos microempreendedores individuais.

Trilha FOCO – Rede Parceira

Capacita os agentes da Rede Parceira no uso do Sistema FOCO, garantindo a correta gestão e registro dos atendimentos.

Capacitação Contínua

O agente deve manter-se atualizado e capacitado continuamente para oferecer um atendimento eficiente e qualificado aos pequenos negócios.